“Quando eu subir, os céus se abrirão e vai recomeçar a contagem do mundo. Vou nessa nave, com esse manto e essas miniaturas que representam a existência. Vou me apresentar.”

Arthur Bispo do Rosario era esquizofrênico paranóico e viveu internado 50 anos em um hospital psiquiátrico. Em seu surto, ouvia vozes e recebeu delas a missão de recriar o universo para apresentar a Deus no dia do Juízo Final.
Assim passou anos trancado em seu quarto transformando tudo que tinha a sua volta nesse universo...

A escrita é um código de linguagem freqüentemente usado pelo artista, quando não faz parte direta da obra - como em rótulos de embalagens dos mais variados produtos - ele mesmo a escreve em seus bordados. Os conteúdos desses escritos são os mais variados possíveis: contam histórias, descrevem lugares, selecionam pessoas.



Em determinado momento, Bispo do Rosário passou a produzir objetos com diversos tipos de materiais oriundos do lixo e da sucata que, após a sua descoberta, seriam classificados como arte vanguardista e comparados à obra de Marcel Duchamp. Entre os temas, destacam-se navios (tema recorrente devido à sua relação com a Marinha na juventude), estandartes, faixas de mísses e objetos domésticos. A sua obra mais conhecida é o Manto da Apresentação, que Bispo deveria vestir no dia do Juízo Final. Com eles, Bispo pretendia marcar a passagem de Deus na Terra.

Após a sua internação, foi transferido para a Colônia Juliano Moreira, localizada no subúrbio de Jacarepaguá(onde hoje funciona o Museu Bispo do Rosário), sob o diagnóstico de "esquizofrênico-paranóico". Ali recebeu o número de paciente 01662, e permaneceu por mais de 50 anos.
Inserido em um contexto excludente, Bispo driblava as instituições todo tempo. A instituição manicomial se recusando a receber tratamentos médicos e dela retirando subsídios para elaborar sua obra. Marginalizado e excluído hoje é consagrado como referência da Arte Contemporânea brasileira.

...se quiser saber um pouco mais da história de Artur Bispo do Rosário da uma olhadinha no vídeo da Postagem logo abaixo... é ótimo...

...se quiser saber um pouco mais da história de Artur Bispo do Rosário da uma olhadinha no vídeo da Postagem logo abaixo... é ótimo...
beijooos
Nenhum comentário:
Postar um comentário